Notícias

Olho Seco: O que fazer?

Olho Seco: O que fazer?

Em algum momento, quase todo mundo experimenta aquela sensação desagradável quando os olhos ficam muito secos: olho vermelho, lacrimejamento, desconforto e sensibilidade a luz. Mas para algumas pessoas, o olho seco é mais do que um aborrecimento temporário: é um problema contínuo, que exige gerenciamento constante.

A síndrome do olho seco é um distúrbio muito comum. Acontece quando seus olhos não produzem lágrimas suficientes ou com qualidade satisfatória; e as lágrimas são vitais para manter os olhos saudáveis e confortáveis.

Embora qualquer pessoa possa ter a síndrome do olho seco, ela é mais comum entre as mulheres, principalmente após a menopausa.

A relação entre o olho seco e o seu ambiente

O local de residência e de trabalho pode influenciar o desenvolvimento de olhos secos. Por exemplo, pessoas que moram em cidades com altos níveis de poluição do ar podem ter maior probabilidade de sofrerem sintomas de olho seco do que aquelas em áreas com menores índices de poluição.

Os oftalmologistas recomendam que os pacientes com olho seco que vivem em cidades com altos índices de poluição atmosférica usem filtro de ar e que em locais com climas muito secos, usem um umidificador em casa para adicionar umidade ao ar.

Outras maneiras para minimizar o impacto do ambiente nos sintomas do olho seco:

• Proteger os olhos em locais de ventania: o uso de óculos de sol com proteção contra vento, reduz a chance de o vento soprar diretamente nos olhos e secá-los. Ventiladores e secadores de cabelo podem deixar os olhos secos, portanto a exposição a eles deve ser limitada.

• Evitar fumaça de cigarro: fumar pode aumentar o risco de desenvolver olho seco. A fumaça do cigarro também pode irritar os olhos já secos.

• Descansar os olhos e piscar com frequência: trabalhar com computador, ler ou assistir televisão, pode secar os olhos. Isso ocorre devido a redução da frequência da piscada. Fazer pausas a cada 10 minutos, descansar os olhos e tentar piscar com mais frequência, pode ajudar os olhos a recuperar um pouco da umidade que perderam.

• Usar lágrimas artificiais: colírios lubrificantes podem ser comprados sem receita médica, e usados sempre que for necessário.

• Usar suplementos de ômega-3 pode ajudar: algumas pessoas encontram alívio dos sintomas de olho seco, suplementando sua dieta com ácidos graxos ômega-3, encontrados naturalmente em alimentos como peixes oleosos (salmão, sardinha, anchova) e sementes de linhaça.

• Cuidar das pálpebras pode ajudar a melhorar a qualidade das lágrimas: compressas quentes nos olhos podem ajudar a liberar óleo nas glândulas das pálpebras, ajudando a melhorar a qualidade das lágrimas. Além disso, é importante lavar as pálpebras cuidadosamente com um pano limpo, sabão e água morna, enxaguando bem os olhos depois.

Talvez te interesse também:

 
Acidentes e trauma ocular

Notícias

Acidentes e trauma ocular

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas ficam cegas, no mundo...

Automedicação: como essa prática pode afetar sua saúde ocular

Notícias

Automedicação: como essa prática pode afetar sua saúde ocular

Quem nunca se medicou por conta própria? Diante de um problema de saúde, sobram recomendações de parentes e amigos sobre medicamentos...

Top