Notícias

Diagnóstico precoce: por que consultar o médico oftalmologista mesmo sem sintomas

Diagnóstico precoce: por que consultar o médico oftalmologista mesmo sem sintomas

Certamente, você já ouviu falar sobre o quanto o diagnóstico precoce é importante. Ele acontece quando uma doença é identificada ainda nos estágios iniciais. No caso de problemas oculares, ele também é imprescindível, pois quanto antes forem descobertos, melhores são as chances de cura e menores são os riscos do desenvolvimento de complicações, como a perda da visão. E qual a melhor forma de obter o diagnóstico logo cedo? Realizando o acompanhamento com o médico oftalmologista.

É muito comum que o especialista seja consultado somente na presença de algum sintoma. Ou seja, quando a visão está embaçada ou o olho está inchado ou lacrimejando excessivamente, por exemplo. Mas existe uma série de doenças capazes, inclusive, de causar cegueira, que se desenvolve de forma assintomática. É o caso do glaucoma: não coça, não dói e não provoca qualquer sinal até que esteja em um estágio avançado. Por isso, é muito importante visitar o oftalmologista regularmente, pois somente ele é capaz de identificar qualquer alteração, mesmo que não seja aparente.

O ideal é que seja realizada, ao menos, uma consulta por ano para que seja feita uma avaliação. No entanto, esse intervalo pode ser menor na presença de fatores de risco. Quem tem diabetes, hipertensão ou histórico de glaucoma na família pode precisar realizar consultas com uma frequência maior, pois existe o risco aumentado de desenvolvimento de doenças oculares.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope, com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em 2020, constatou que 34% da população brasileira adulta nunca foi ao médico oftalmologista. Infelizmente, cuidar da saúde ocular de forma preventiva ainda não é um hábito em nosso país. Grande parte dos casos de perda da visão poderia ser evitada com acompanhamento médico oftalmológico e diagnóstico precoce. Não se descuide. O melhor momento para cuidar da saúde ocular é agora. Se faz muito tempo que você não visita o médico oftalmologista, aproveite para agendar uma nova consulta o quanto antes.

Talvez te interesse também:

 
ambliopia: como identificar e prevenir o “olho preguiçoso”

Notícias

ambliopia: como identificar e prevenir o “olho preguiçoso”

Também conhecida como olho preguiçoso, a ambliopia é um problema ocular que atinge de 2 a 3% da população infantil....

Beleza estética, plástica e os olhos

Notícias

Beleza estética, plástica e os olhos

Você já se olhou no espelho e achou que alguma coisa não estava em harmonia nos seus olhos? ...

Pressão ocular: você sabe o que é?

Notícias

Pressão ocular: você sabe o que é?

O principal tratamento atual para o glaucoma consiste em reduzir a pressão intraocular, saiba mais sobre esse tema...

Top