Destaques

Dia Mundial da Retina: um alerta sobre a importância da consulta com o Oftalmologista

Dia Mundial da Retina: um alerta sobre a importância da consulta com o Oftalmologista

O dia 24 de setembro, é o dia Mundial da Retina. A data foi criada no intuito de alertar sobre problemas que afetam a retina e que, se não diagnosticados e tratados precocemente, podem prejudicar a visão.

A retina é uma estrutura que fica no fundo do globo ocular, onde a imagem de tudo o que vemos é formada. Ela pode ser comprometida por doenças como retinopatia diabética, degeneração macular relacionada a idade, retinoblastoma, descolamento de retina, entre outras.

É importante lembrar que o médico oftalmologista é o único profissional habilitado para o cuidado com a saúde ocular. Por isso, a consulta periódica é fundamental para identificar e controlar a progressão dessas doenças, e de outros problemas que afetam a visão.

Segundo uma pesquisa realizada com o apoio da Bayer Healthcare, feita pela organização Retina Brasil, cerca de 7% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista. Além disso, 42% não fazem visitas regulares, apenas procurando o especialista ao perceberem alguma alteração visual ou problema ocular.

Muitas doenças que afetam a visão não apresentam sintomas em seus estágios iniciais, porém, podem ser percebidas com exames de fundo de olho ou mapeamento da retina. Os exames permitem que o médico perceba, antecipadamente, sinais de doenças e degenerações que até mesmo o próprio paciente, por vezes, nem sequer se deu conta.

Em todas as fases da vida precisamos visitar um médico oftalmologista, começando desde muito cedo. As consultas devem se iniciar com recém-nascidos, no famoso teste do olhinho, para detectar quaisquer alterações oculares logo após o nascimento.

Quando crianças, devem ser levadas para consultar-se com um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Os pais também devem se manter atentos ao comportamento das crianças, levando-as com maior frequência, caso necessário. Para adolescentes, a cada dois anos, é suficiente para manter a saúde ocular em dia, salvo em casos de sintomas ou baixo rendimento escolar.

Quando adultos, precisamos voltar a nos consultar uma vez por ano, e o mesmo ocorre para os idosos. Visitando com regularidade, um médico especialista, evitamos sérias consequências que frequentemente podem ser evitadas se prevenidas com o acompanhamento médico.

Não negligencie sua visão, visite um médico oftalmologista!

 

Fonte: Revista Veja Bem/ Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Talvez te interesse também:

 
A relação entre diabetes e saúde ocular

Matérias

A relação entre diabetes e saúde ocular

O diabetes é considerado um dos maiores problemas de saúde. Manter a glicemia sob controle auxilia na redução dos riscos de doenças...

Computador e saúde ocular

Matérias

Computador e saúde ocular

Ficar muito tempo no computador afeta a nossa visão? ...

Entendendo a linguagem do seu oftalmologista

Matérias

Entendendo a linguagem do seu oftalmologista

O momento da consulta médica deve ser esclarecedor. No entanto, alguns termos podem acabar se tornando obstáculos...

Top