Matérias

Brasil que enxerga: teleorientação gratuita em saúde ocular

Brasil que enxerga: teleorientação gratuita em saúde ocular

A população brasileira e mundial está vivendo um momento delicado, onde a recomendação é ficar em casa e evitar a aglomeração de pessoas, a fim de reprimir o avanço da pandemia Covid-19.

Nessa fase, o atendimento médico em todas as áreas tambem se torna restrito. A boa notícia é que no caso de desconfortos em relação à saúde ocular os brasileiros poderão contar com o apoio extra de oftalmologistas voluntários, recrutados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

De acordo com o Vice-Presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino, o Brasil que Enxerga consiste em uma Política de Saúde, que engloba ações de assistência, educação e acesso à saúde ocular, o que inclui a teleorientação, fundamental nesse período de pandemia e isolamento social. O serviço de teleorientação gratuita, por meio desse projeto, teve início no dia 27 de abril e já conta com uma equipe de mais de 100 especialistas voluntários, e esse número tende a crescer diariamente.

O Oftalmologista Alexandre Chater Taleb, Coordenador do Projeto, esclarece que a ação não pode ser encarada como teleconsulta, mas sim um bate papo médico para orientações frente a problemas oculares.

“A teleorientação consiste na interação direta entre o médico e o paciente através de tecnologias de comunicação e informação para que o médico possa orientar medidas gerais de saúde em relação às diversas condições. Não se confunde com a teleconsulta, pois não resulta na prescrição de receitas ou na indicação de exames. Dependendo do caso, o paciente pode ser direcionado para uma consulta presencial, sendo possível orientá-lo sobre os locais mais próximos da região onde mora”, ressaltou o médico.  

O Presidente do CBO, Dr. José Beniz Neto, destacou que a meta final do programa será a inserção da assistência oftalmológica na atenção primária do SUS, e que estão sendo planejadas inúmeras ações para obter a valorização social da Saúde Ocular e dos médicos oftalmologistas. A Diretoria do CBO esclarece ainda que a teleorientção é uma das modalidades de telemedicina autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Como obter a teleorientação?

O cidadão que deseja agendar sua teleorientação em saúde ocular, deverá realizar seu cadastro no site www.brasilqueenxerga.org.br  e escolher um dia e horário, dentre as opções disponíveis no sistema.  Após concluir o agendamento, ele receberá as instruções para acesso à sala virtual na qual irá conversar com o Oftalmologista.   

Talvez te interesse também:

 
Beleza estética, plástica e os olhos

Matérias

Beleza estética, plástica e os olhos

Você já se olhou no espelho e achou que alguma coisa não estava em harmonia nos seus olhos? ...

mitos e verdades sobre os vícios de refração

Matérias

mitos e verdades sobre os vícios de refração

Quando se trata da saúde dos olhos, ouvimos inúmeras recomendações sobre o que deve ser feito no sentido de preservar a função das vistas...

Quando o glaucoma vem como consequência de outra doença

Matérias

Quando o glaucoma vem como consequência de outra doença

Embora a pressão intraocular seja a principal causa do aparecimento do glaucoma, é importante ficar atento às doenças relacionadas...

Top