Notícias

Beleza estética, plástica e os olhos

Beleza estética, plástica e os olhos

Você já se olhou no espelho e achou que alguma coisa não estava em harmonia nos seus olhos? Talvez um excesso de pele nas pálpebras, ou uma flacidez que atrapalha a visão? Esses são alguns dos problemas que podem incomodar e afetar a sua autoestima ou até mesmo comprometer a funcionalidade dos olhos. Nesses casos, o mais indicado é consultar o cirurgião oculoplástico, oftalmologista com especialização em plástica das pálpebras, sistema lacrimal, órbita e áreas anexas. Na Oftalmologia, a subespecialidade de plástica ocular avalia não somente as necessidades estéticas, mas também a saúde dos olhos.

As cirurgias de plástica ocular podem intervir esteticamente na região dos olhos, melhorando o aspecto de cansaço ou retirando excessos de pele, mas também têm indicações funcionais, como nos casos de pterígio (membrana que cresce sobre o olho em direção à córnea) ou de tumores tanto malignos como benignos, que podem limitar o campo visual. Qualquer que seja o seu caso, é importante fazer uma avaliação oftalmológica com o cirurgião oculoplástico para saber mais sobre indicações, riscos e benefícios da plástica ocular.

As principais indicações para cirurgias de plástica ocular:

Blefaroplastia – Remoção de pele em excesso na pálpebra superior e/ou inferior.

Ptose Palpebral – Quando a pálpebra superior está mais baixa que o normal.

Ectrópio/Entrópio – É uma alteração anatômica da borda palpebral, podendo ser para fora (ectrópio), ou para dentro em direção ao globo ocular (entrópio).

Blefaroespasmo – Quando há contração muscular involuntária da pálpebra e dos músculos ao redor dos olhos.

Obstrução das vias lacrimais – O canal lacrimal é responsável pelo escoamento da lágrima. A obstrução gera lacrimejamento constante e inchaço das pálpebras.

 Pterígio – É uma membrana que avança sobre a córnea. Não causa perda da visão, mas pode afetar a acuidade visual.

Tumor Palpebral – Remoção do tumor e reconstrução das pálpebras.

Triquíase – Alteração na direção dos cílios, que se encontram invertidos de modo que tocam o globo ocular e provocam grande desconforto.

Lagoftalmo Paralítico – Incapacidade de fechamento da pálpebra por completo após paralisia facial temporária ou permanente.

Estética – Remoção de pele e gordura ao redor dos olhos e aplicação de toxina botulínica (comercialmente conhecida como Botox) para minimizar os efeitos do envelhecimento da pele.

 

Talvez te interesse também:

 
Existem terapias capazes de corrigir erros de refração?

Notícias

Existem terapias capazes de corrigir erros de refração?

Erros de refração. Talvez você não os conheça por esse nome, mas certamente já ouviu falar ou tem algum deles...

Como vai a saúde ocular da família?

Notícias

Como vai a saúde ocular da família?

As doenças genéticas são aquelas que envolvem alterações no material genético, ou seja, no DNA. Algumas delas ser hereditárias...

Olho Seco: O que fazer?

Notícias

Olho Seco: O que fazer?

Em algum momento, quase todo mundo experimenta aquela sensação desagradável quando os olhos ficam muito secos; saiba mais sobre isso...

Top